O Edital de Chamada Pública n° 01/2018/PRH-ANP, para a primeira seleção de PRHs-ANP na nova fase, ocorreu em 14 de dezembro de 2018, tendo um total de 55 Programa selecionados, sendo um deles o PRH-55.1, localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O resultado final da referida chamada foi publicado na Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de março de 2019.
Localizado no Centro de Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o PRH-55.1 – Estratégias Sustentáveis na Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – tem o envolvimento de 7 cursos de graduação, pertencentes a 3 departamentos diferentes, a saber: Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais (Eng. de Produção, Eng. Civil, Eng. Agrícola e Ambiental), Departamento de Engenharia e Tecnologia (Eng. de Petróleo, Eng. Química e Eng. Mecânica) e Departamento de Biociências (Biotecnologia). Além dos cursos de graduação, o projeto conta com o Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) da UFERSA, o qual apresenta cursos de mestrado e doutorado. No total, o programa conta com a participação de 24 docentes – incluindo o Pesquisador Visitante – , entre colaboradores, orientadores e membros do comitê gestor.
O título da especialização oferecida pelo programa para a graduação é Estratégias sustentáveis na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Já os alunos do PPGMSA vinculados ao PRH-ANP terão a especialização intitulada Manejo de solo e água na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. É importante salientar que, baseado na qualificação do seu corpo docente, o programa apresenta as seguintes áreas de pesquisa:
- Gestão de impactos ambientais nas etapas de transporte, produção, refino de petróleo e gás natural.
- Aplicação de novos materiais e processos biotecnológicos no tratamento de resíduos da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e na mitigação de seus impactos ambientais.
- Processos de produção e aplicação de biocombustíveis.
- Engenharia de reservatórios com ênfase na otimização da recuperação de campos maduros.
Em função da abrangência do programa, não existe um pacote restrito de disciplinas, mas a possibilidade de escolha daquelas que deverão ser cursadas, considerando as necessidades do tema de trabalho. O aluno deverá escolher, em conjunto com seu orientador e no âmbito da área pretendida, as disciplinas de interesse para os temas de pesquisa na área de petróleo.
Linhas de Pesquisas
-
- Captura, armazenamento e utilização de CO2
- Soluções Baseadas na Natureza
- Transição Energética
- Engenharia de Reservatórios
- Economia Circular