Skip to main content

Laboratórios

O PRH-55.1 com a infraestrutura dos três departamentos envolvidos – Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais, Departamento de Engenharia e Tecnologia e Departamento de Biociências. Aqui, serão detalhados apenas os laboratórios diretamente relacionados às ênfases do programa. A infraestrutura dos laboratórios secundários pode ser consultada no site da UFERSA.

Laboratório de Geologia e Geofísica (72 m2)

Responsável técnico: Prof.a Dr.a Regina Célia de Oliveira Brasil Delgado.

Localização: Prédio de Laboratórios de Engenharia II – Lado Leste.

Breve descrição: são realizadas aulas práticas para descrição macroscópica de minerais e rochas (ígneas, metamórficas e sedimentares) e ensaios para determinação de porosidade e permeabilidade em sedimentos.

Principais equipamentos: densímetro de bancada; centrífuga; equipamento para determinação de ponto de fulgor; condutivímetro; acervo mineralógico e litológico; testemunhos; maquetes; quadros didáticos; microscópios estereoscópios binoculares – marca NR, modelos XTL-I e XT II; microscópio petrográfico binocular, com iluminação de luz transmitida – marca Zeiss, modelo Axiolab; microscópio petrográfico binocular, com iluminação de luz refletida –marca Zeiss, modelo Axioplan; sísmicos – sismômetro e fonte sísmica eletrônica.

Laboratório de Informática e Simulação Aplicada à Engenharia de Petróleo (108 m2)

Responsável técnico: Prof. Dr. Jardel Dantas da Cunha

Localização: Prédio de Laboratórios de Engenharia II – Lado Leste.

Breve descrição: foi desenvolvido para aquisição de softwares ligados à simulação de reservatórios, buscando atender demanda de disciplinas e pesquisas na área, além de capacitação de recursos humanos para o mercado de trabalho. Nesta área, os campos de atuação podem ser os métodos de recuperação, gerenciamento de campos, otimização de exploração, caracterização de reservatórios, ajuste de históricos, otimizações de forma geral. Além destes softwares, o laboratório também está em fase de aquisição de outros aplicativos voltados para área de
escoamento multifásico e de engenharia de poços.

Principais equipamentos: 1 servidor, 10 nós do cluster (totalizando 11 computadores), 1 switch gigabit; 9 computadores (4xPentium IV 2.8, 1x AMD ATLHON 2.4, 3xPentium IV 1.0, 1xAMD 500); 1 Sun ULTRA 60, 2 dispositivos Gráficos ELITE 3D, 1.5 Gb de memória RAM; 1 WorkStation DELL Precision 420 com 2 processadores P3 de 933 MHz, HDs SCSI de 36 Gb e 1,5 Gb de memória RAMBUS; 1 WorkStation DELL Precision 420 com 2 processadores P3 de 933 MHz, HDs SCSI de 44 Gb e 512 Mb de memória RAMBUS; 1 Ploter HP DesignJet 1050C; 1 Alhon XP2400+; Simuladores de Reservatórios; Software de análise petrográfica e que permita o cálculo da permeabilidade intrínseca e das configurações de equilíbrio água-óleo; Instrumento para análise de imagens da microestrutura de rochas reservatório obtidas de lâminas delgadas; Software de Análise de Imagens Aplicados a Recuperação de Petróleo. Equipamento projetor multimídia. Atualmente, o laboratório conta com o simulador de reservatório tNavigator. Outro software previsto é o CMG (Computer Modeling Group), o qual oferece os simuladores IMEX, STARS, GEM, WINPROP e CMOST.

Laboratório de Fluidos de Perfuração, Completação e Estimulação de Poços de Petróleo (72 m2)

Responsável técnico: Prof.a Dr.a Keila Regina Santana

Localização: Prédio de Laboratórios de Engenharia II – Lado Leste.

Breve descrição: em como objetivo geral a formulação e análise de fluidos de perfuração, completação e estimulação (géis lineares e reticulados) aplicados em poços de petróleo, tais como: o estudo de novas formulações de fluidos de perfuração base água e base óleo, completação e de fraturamento, a caracterização e avaliação da eficiência de aditivos comerciais em relação as propriedades físico-químicas dos fluidos e a síntese de novos aditivos a serem utilizados nos fluidos a fim de compará-los aos produtos comerciais já existentes no mercado.

Principais equipamentos: viscosímetros; agitador Hamilton Beach; pHmetro; temporizador de sucção capilar; medidor de estabilidade elétrica; filtro prensa HTHP; filtro prensa atmosférico; turbidímetro; forno rollen over; agitadores; condutivímetros; e balanças de fluidos sem pressurização.

Laboratório de Hidrogeoquímica Ambiental (70m2)

Responsável técnico: Prof.a Dr.a Elis Regina Costa de Morais

Localização: Núcleo de Estudos Ambientais Maurício de Oliveira

Breve descrição: análise de água e solos para estudos ambientais.

Principais equipamentos: espectofotômetro de Absorção Atômica – marca Thermo; cromatógrafo HPLC – marca Thermo; balança analítica – Mod. Ultra Mark 210A; balança eletrônica de precisão – Mod. Mark 4.100; chapa Aquecedora – Mod. DB-IVAC; condutivímetro de bancada – Mod. mCA 150; destilador de água cap. de 5 L/h – Mod. Q341-25; barrilete de água 50 litros – Mod. 2130; espectrofotômetro UV-VIS – Mod. 2000 UV (SF200DM); fotômetro de chama monocanal – Mod. FC 180; medidor de pH de bancada – Mod. mPA 210; agitador de kline VDRL – Mod. TS-2000A; computador; impressora; estufa circulação de ar; conjunto lavador de pipetas – Mod.2730; dessecador sem vacuômetro – Mod. 553/554; macropipetador (pipeting helper) – Mod. Maneus; destilador de kjeldahl semi-automático.

Laboratório de Fitotecnologia Ambiental (70m2)

Responsável técnico: Prof. Dr. Celsemy Eleutério Maia

Localização: Núcleo de Estudos Ambientais Maurício de Oliveira

Breve descrição: análise de plantas para estudos ambientais.

Principais equipamentos: estufa de cultura bacteriológica; balança analítica; balança eletrônica de precisão; bureta digital eletrônica; capela para exaustão de gases; carrinho para transporte; centrífuga de bancada; chapa aquecedora; condutivímetro de bancada; destilador de água; barrilete de água 50 litros; incubadora para DBO; espectrofotômetro UV-VIS; medidos de oxigênio dissolvido; turbidímetro de bancada; medidor de pH de bancada; agitador de kline; moinho de rotor vertical – tipo Willye; geladeira; freezer; computador; impressora; estufa circulação de ar; germinadores; dessecador sem vacuômetro; macropipetador (pipeting helper); bloco digestor de kjeldahl para oito tubos; conjunto lavador de pipetas.

Laboratório de Engenharia e Ciência Ambiental – LECA (108 m2)

Responsável técnico: Prof.a Dr.a Solange Aparecida Goularte Dombroski

Localização: Prédio do Laboratório de Engenharia e Ciência Ambiental – LECA (Anexo II – CE Oeste)

Breve descrição: o LECA foi planejado com objetivo geral de estabelecer a estrutura integrada de laboratório para ensino do conteúdo prático, de caráter multi, inter e transdisciplinar, visando atender as demandas acadêmicas do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e das engenharias de Produção, Civil, Florestal e Agrícola e Ambiental, no que se refere às práticas ambientais. Atualmente seu funcionamento é parcial pois depende de instalações hidráulicas, elétricas e de bancada a serem implementadas. O LECA tem previsão para executar estudos de manejo de áreas naturais (análise de fezes de animais silvestres, biometria de ninhos de aves, análise sonora de vocalização de aves e mamíferos silvestres); ensaios físico-químicos de tratabilidade de água, análises de qualidade da água (Demanda Química de Oxigênio, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Nitrogênio amoniacal, Nitrato, Fósforo total, Coliformes totais, Escherichia coli, Ovos de helmintos, Sólidos em suspensão, Sólidos sedimentáveis, Sólidos totais, Cor aparente, Turbidez, pH, Condutividade elétrica).

Principais equipamentos: Os equipamentos: refrigerador, medidor multiparâmetro, forno mufla, balança analítica, reator de DQO, espectrofotômetro, sistema de filtração a vácuo, estufa bacteriológica, autoclave, seladora eletrônica de cartela, incubadora tipo B.O.D., agitador magnético, destilador de nitrogênio, medidor de turbidez, medidor de oxigênio dissolvido, bloco digestor, GPS (Sistema de posicionamento global), equipamento ‘jar test’, capela de exaustão, chapa aquecedora, microscópio biológico, centrífuga de bancada medidor de pH.

Laboratório de Microbiologia Ambiental (72 m2)

Responsáveis técnico: Prof.a Dr.a Raphaela Vasconcelos Gomes Barreto e Prof.a Dr.a Lidianne Leal Rocha.

Localização: Complexo de Laboratórios de Biotecnologia – Lado Oeste.

Breve descrição: análises microbiológicas para estudos ambientais.

Principais equipamentos: estufas de esterilização; autoclave; estufa bacteriológica; câmara de fluxo laminar; agitador rotativo; balança; agitador magnético; centrífuga; geladeiras; freezer horizontal.

Licenças de softwares

É importante mencionar que além da infraestrutura física mencionada, os docentes envolvidos no programa contam com licenças de softwares essenciais para ensino e pesquisas relacionados com a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis, a saber:

  • Simulador de Processos Petroquímicos UniSim® Design Suite;
  • Simulador de Reservatórios tNavigator;
  • Compilador Intel® Parallel Studio XE Composer Edition for Fortran Windows* with Rogue Wave* IMSL*;
  • Biblioteca numérica NAG;
  • Matlab;
  • Siemens NX 12-CAD, CAM,CAE (FEM CFD);
  • Simcenter 12;
  • Femap 12;
  • FiberSim 10;
  • Recurdyn 9;
  • Weibull++ 9 – Análise de Dados de Vida;
  • BlockSim 9 – Análise da Confiabilidade de Sistemas;
  • ALTA 9 – Análise de Dados de Ensaios Acelerados de Vida;
  • RCM++ 9 – Análise de Manutenção Centrada em Confiabilidade;
  • Xfmea 9 – Análise de FMEA e FMECA; etc.

Tel: +55 (84) 3317-8200
Av. Francisco Mota, 572
Bairro Costa e Silva
Mossoró RN | CEP: 59.625-90

Secretária do Núcleo PRHANP
secretaria.prhanp@ufersa.edu.br
(84) 3317-8313

Desenvolvimento: Fábrica da Palavra